Ministro da Infraestrutura confirma fim da pesagem de caminhões por eixo.
A live do Presidente da República, Jair Bolsonaro, na última quinta feira (22) trouxe boas novidades para o setor de transporte.
Além do anúncio da isenção do imposto de importação de pneus para carretas e caminhões, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas confirmou que por determinação do Presidente Bolsonaro, haverá revisão das normas de pesagem acabando com o peso por eixo em veículos de até 50 toneladas.
Segundo Freitas “a revisão da atual norma de pesagem no país também prevê um aumento na tolerância para veículos com PBT superior a 50 toneladas e aumento da tolerância para os veículos que vão carregar mais.”
O objetivo da revisão de pesagem é garantir uma menor oneração dos custos dos caminhoneiros e do setor de transporte em geral principalmente com multas.
Essa não é a primeira vez que Freitas defende o gim da pesagem por eixo no Brasil. Em maio de 2020, durante um seminário virtual com investidores do banco Santander, Freitas se posicionou favoravelmente ao fim da pesagem por eixo, uma antiga reivindicação de caminhoneiros autônomos e transportadores de todo o país.
Fonte: Blog Ibiporã/ Furgão Ibiporã