Como reduzir despesas na estrada?

Publicado em 21 de Outubro de 2020

Ao fazer o seu levantamento de despesas, você deve ter tomado alguns sustos, ainda mais se somar os gastos de um ano inteiro. Isso é bom, pois torna possível saber onde dá para economizar e onde não precisa.

Normalmente, o caminhoneiro consegue fazer economia seguindo as dicas abaixo:


Planeje a rota

É fundamental planejar a rota a seguir antes de sair de viagem. Com esse cuidado, é possível estabelecer o caminho mais econômico ou mais rápido. Dessa maneira, você poderá escolher gastar menos diesel e desgastar menos o caminhão ou terminar a viagem antes para poder pegar outro frete.

Além disso, com o planejamento é possível estabelecer locais para abastecimento e paradas para alimentar e descansar que sejam mais em conta. Para planejar rotas, existem alguns aplicativos para celular interessantes como o Google MapsWaze e Here WeGo.

 

Economize com alimentação

É possível se alimentar com qualidade e ainda gastando pouco. Para isso, aproveite a dica anterior para planejar também os locais mais em conta para alimentar. Assim, você evita parar em estabelecimentos que não conhece a política de preços e acabar gastando muito.

Outra dica é ter um isopor ou até mesmo investir em uma geladeira portátil. Dessa forma, pode levar de casa frutas, sucos e demais alimentos frescos sem perder a qualidade. Para completar, é possível ter um fogareiro no caminhão e fazer a própria comida.

 

Conte com uma boa proteção veicular

Uma das mais importantes dicas para o caminhoneiro economizar é contando com uma boa proteção veicular. Pode parecer que não, mas esse pequeno gasto mensal a mais poderá lhe poupar um bom dinheiro no futuro.

Pense no quanto um motorista que não possui assistência gasta ao passar por situações de emergência, como acidentes ou panes mecânicas. Apenas um guincho para tirar o caminhão da estrada e levar para a oficina custará mais do que 1 ano de proteção veicular.

Agora imagine nos casos de acidentes, com perdas materiais. Quem não tem uma cobertura suficiente para cobrir os prejuízos terá que arcar com despesas de alguns milhares de reais.

Realize manutenção preventiva

É sabido que a manutenção preventiva é muito mais barata do que a corretiva. A explicação para isso está no fato de que a quantidade de peças a serem trocadas antes de ocorrer um defeito é menor do que após a sua ocorrência. Ao funcionar um veículo com problemas mecânicos, há o efeito dominó. Ou seja, um componente defeituoso acaba estragando outro.

Para completar, a manutenção preventiva é planejada. Portanto, você pode agendar para levar o caminhão para a oficina quando não tiver trabalho pendente, por exemplo. Já a corretiva pode fazer com que atrase uma entrega, causando ainda mais perdas.

Para completar, a manutenção preventiva é planejada. Portanto, você pode agendar para levar o caminhão para a oficina quando não tiver trabalho pendente, por exemplo. Já a corretiva pode fazer com que atrase uma entrega, causando ainda mais perdas.

 Faça rodízio de pneus

Um dos maiores gastos de um caminhoneiro é com os pneus. Portanto, é preciso fazer com que eles durem mais. Para isso, além da manutenção preventiva, é necessário realizar o rodízio de pneus. Com esse cuidado, eles rodarão muito mais quilômetros, deixando as trocas mais distantes.

 

Warning: include_once(chamada.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/bortolotoimplementos/www/blog/interna.php on line 80

Warning: include_once(): Failed opening 'chamada.php' for inclusion (include_path='.:/opt/remi/php56/root/usr/share/pear:/opt/remi/php56/root/usr/share/php:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /home/bortolotoimplementos/www/blog/interna.php on line 80

Warning: include_once(../profissional/chamada.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/bortolotoimplementos/www/blog/interna.php on line 81

Warning: include_once(): Failed opening '../profissional/chamada.php' for inclusion (include_path='.:/opt/remi/php56/root/usr/share/pear:/opt/remi/php56/root/usr/share/php:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /home/bortolotoimplementos/www/blog/interna.php on line 81
Fale conosco